ELÉTRICA AUTOMOTIVA

Você já parou para pensar como a Elétrica Automotiva está presente em tantas pequenas ações que você faz com o seu carro no dia a dia? O simples fato de dar partida no automóvel, por exemplo, já envolve essa parte. Por ser um sistema tão importante, é sobre ele que falaremos ao longo do texto.

Para que você e as pessoas que andam com você no carro fiquem sempre seguras, é essencial que a Elétrica Automotiva esteja em perfeito funcionamento, pois ela é responsável por boa parte do que o automóvel necessita para rodar. Outra decisão importante que você pode tomar para ficar protegido é manter a Elétrica Automotiva de seu carro sempre em dia.

Veja abaixo os principais serviços de Elétrica Automotiva oferecidos pela Auto Mecânica Gil:

⚙ ELÉTRICA AUTOMOTIVA EM GERAL

Teste ou substituição da bateria;

Verificação do sistema de carga e partida (alternador e arranque);

Verificação de cabos e terminais elétricos;

Verificação da necessidade de substituição de lâmpadas;

Verificação de fusíveis e relés;

⚙ ALTERNADOR

Verificação do sistema de carga (alternador)

Reparo do alternador (sistema de carga da bateria)

Verificação da corrente elétrica do alternador (Ampères)

Verificação da tensão elétrica do alternador (Volts)

⚙ MOTOR DE ARRANQUE

Verificação do sistema de partida (arranque)

Reparo do motor de arranque (sistema de partida do motor)

Verificação da corrente elétrica no motor de arranque

Verificação da tensão elétrica no motor de arranque

CURIOSIDADES SOBRE ELÉTRICA AUTOMOTIVA

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     A Elétrica Automotiva possui diversas funções de acordo com seus consumidores. Uma das principais funções da Elétrica Automotiva é possibilitar a partida do motor do veículo, através de seu circuito de partida (motor de arranque). Após a partida do motor, este é mantido em funcionamento através do circuito de carga elétrica automotiva (alternador), que alimenta os consumidores do circuito de ignição e injeção, alimenta também consumidores elétricos de bordo e ainda recarrega o acumulador de energia (bateria).

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7 DICAS PARA PRESERVAR O SISTEMA ELÉTRICO AUTOMOTIVO

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     Ao pensar em manutenção, o motorista sempre se lembra dos componentes mecânicos em primeiro lugar. Porém, a “elétrica automotiva” também cumpre um papel importantíssimo no funcionamento do veículo, podendo imobilizá-lo em lugares desfavoráveis. Com o avanço da confiabilidade mecânica dos veículos, as falhas na elétrica automotiva  e no sistema eletrônico já compõem a maior fatia das origens de panes.

     Quem nunca precisou sair com pressa e, ao virar a chave na ignição? Nada de o veículo funcionar! Ou comprou um rádio que pifou uma semana depois? As lâmpadas queimam com frequência? As 7 dicas abaixo reduzem a probabilidade de você ficar na mão por causa de falhas na elétrica automotiva, sofrer uma pane elétrica em um estrada à noite, com chuva, ou levar multas devido a lanternas e/ou luzes que não funcionam. Confira abaixo:

1 – DESLIGUE TODOS OS PERIFÉRICOS ANTES DE DAR A PARTIDA

O motor de partida puxa muita corrente, em torno de 150 A (ampères, medida de corrente elétrica). Este alto valor exige grande esforço da bateria, a qual deve estar totalmente livre para esta tarefa de poucos segundos.

Antes de dar a partida, desligue tudo. Rádio, ar condicionado, faróis e carregadores de celular se mostram fundamentais para preservar o sistema elétrico do veículo, evitando danos a periféricos elétricos e eletrônicos.

Este cuidado reduz drasticamente a queima de luzes de seta, freio e lanternas.

2 – AGUARDE DEZ SEGUNDOS ANTES DE DAR A PARTIDA

A inicialização dos sistemas de ignição, injeção, elétricos e eletrônicos demora de 5 a 10 segundos, em média. Neste breve período, seu funcionamento puxa corrente da bateria, gerando carga no sistema. Muitas vezes, equipamentos como ar condicionado, faróis, rádio e limpadores de para-brisa podem estar ligados, gerando grande corrente no sistema elétrico.

Parte considerável das panes elétricas acontece quando o condutor dá a partida com diversos destes equipamentos acionados, gerando um alto consumo da energia da bateria em um momento onde não há a necessidade.

Ou seja, sempre dê a partida no carro com estes equipamentos desligados. Este pequeno cuidado contribui para a preservação do sistema elétrico de seu veículo.

3 – MANTENHA O RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO ABASTECIDO EM MODELOS BICOMBUSTÍVEIS

O que reservatório de partida a frio tem a ver com o sistema elétrico? Você pergunta.
Tudo. A partida é o momento no qual o maior esforço sobre o sistema elétrico ocorre. A frio exige maior esforço da bateria, gerando correntes de até 200 A, em alguns casos. Veículos bicombustíveis abastecidos com etanol enfrentam maior dificuldade para funcionar em dias frios. Esta situação exige atenção do proprietário do veículo na conservação da parte elétrica.

Em temperaturas normais, a ignição ocorre de forma quase imediata. Entretanto, ela se torna mais difícil em temperaturas mais baixas, mantendo o funcionamento do motor de partida por períodos tão longos quanto trinta segundos, sobrecarregando o sistema elétrico. Principalmente quando abastecido com etanol.

Manter o reservatório de partida a frio abastecido com gasolina aditivada contribui para a conservação do sistema elétrico do veículo, devido à redução drástica do tempo de acionamento do motor de partida até o funcionamento do motor.

4 – NÃO DEIXE O SISTEMA ELÉTRICO LIGADO POR MUITO TEMPO COM O MOTOR SEM FUNCIONAR

Permanecer com a ignição ligada por longo tempo, com o motor desligado, enquanto equipamentos como rádio, faróis e luzes internas permanecem acionados constituem práticas as a quais encurtam a vida útil da bateria.

Para alimentar na bateria do veículo aparelhos de grande consumo de energia, tais como compressores e aparelhos de som de alta potência, recomenda-se que o motor esteja em funcionamento.

Após meia hora de funcionamento dos periféricos com o veículo sem funcionamento, recomenda-se ligar o motor durante 5 minutos, pelo menos.

5 – VERIFIQUE AS ESPECIFICAÇÕES ANTES DE INSTALAR PERIFÉRICOS

Especialmente ao instalar aparelhos de som complexos, com muitos alto-falantes, subwoofers, tweeters, mid-ranges, módulos e telas múltiplas. Faróis especiais de xenon, LED e faróis de neblina e milha também necessitam de serviços bem executados.

O uso de fios e fusíveis bem dimensionados se mostra fundamental para manter o bom funcionamento dos acessórios e do sistema elétrico. Alguns profissionais cobram menos pelo serviço, com a contrapartida da economia na qualidade do material. Fios de menor diâmetro (bitola) e fusíveis subdimensionados podem causar danos em todos os componentes. Soldas, emendas e fios desencapados podem gerar fuga de corrente, descarregar a bateria rapidamente ou até mesmo causar um incêndio no veículo.

Equipamentos potentes e sofisticados pedem profissionais preparados para uma instalação bem executada. Caso contrário, o barato pode sair muito caro.

6 – TROQUE A BATERIA A CADA 2 ANOS

Este é o prazo médio de vida útil de uma bateria, a depender da capacidade (“amperagem”) e quantidade de itens alimentados pelo sistema. Veículos com mais agregados eletrônicos, tais como módulos de ABS, EBD e ASC ou centrais de infoentretenimento, tendem a ter o componente trocado em períodos mais curtos.

Ao fazer a substituição da bateria, a utilização de um modelo com as mesmas características de fábrica é fundamental para manter o bom funcionamento do sistema.

7 – TROQUE AS LÂMPADAS QUEIMADAS IMEDIATAMENTE

Lâmpadas de faróis e lanternas queimados deixam circuitos abertos e sobrecarregam a parte elétrica do veículo. Isso significa que haverá consumo de energia da bateria sem alimentar nenhuma lâmpada ou acessório, gerando fuga de corrente.

O sistema elétrico deve estar sempre “fechado”, sem conectores abertos, terminais desconectados ou fios expostos, sob risco de danos a todo o sistema. O principal sintoma de fuga de corrente se manifesta na bateria que descarrega com frequência.

Naturalmente, uma lâmpada queimada não causará, por si só, grandes problemas à parte elétrica. Porém, defeitos ocultos podem surgir paulatinamente em lugares ocultos, somando mais fugas de corrente e causar defeitos mais graves. Portanto, sane pequenos problemas como as lâmpadas que não acendem o mais rápido possível.

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